Administrador Adjunto

JOÃO ARMANDO BORDAL DA SILVA, solteiro, de 58 anos de idade, filho de Armando Bordal da Silva e de Antónica Joaquim, natural de Gabela, Município do Amboim, Província do Cuanza Sul, portador do Bilhete de Identidade nº 001047638KS037, emitido pelos Serviços Centrais de Identificação em Luanda, a 01 de Setembro de 2013, reside na cidade da Gabela, Município do Amboim, Bairro Má-Língua, vive maritalmente com a Senhora HENRIQUETA PAULINO PAULO CAHANGO.

Foi funcionário do Instituto do Café de Angola, no Município da Quilenda, com a categoria de Escriturário Dactilografo de 1ª Classe, beneficiou-se de uma formação militar na Organização da Defesa Popular (ODP), exercendo as funções de Chefe da Esquadra no Comando Municipal da Quilenda. Em 1977, por força do regulamento da Lei Militar, foi incorporado nas FAPLAS como Cadete na Escola de Oficiais Nicolau Gomes Apencer, na Província do Huambo. Depois integrou ao “BITA” Batalhão Interno de Trabalhadores do Amboim.

Em Abril de 1978 foi submetido a uma junta médica, onde passou a reserva por situações de saúde. Em Junho do mesmo ano foi funcionário da Agência Municipal da EREMISTA U.E.E-Quilenda, exercendo as funções de Caixa e posteriormente transferido para Delegação Municipal do Ministério do Comércio Interno, como Chefe de Secção do Plano. No mesmo ano foi ratificado a membro do partido MPLA e Coordenador Adjunto da Célula do Ministério acima referido.

Em 1979 é proposto numa das Assembleias de Trabalhadores como 1º Secretario da Comissão Sindical, cargo que desempenhou durante seis meses. Com a realização da 3ª Sessão do Conselho Provincial do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação Comércio e Hotelaria no Município da Quibala, é eleito membro do referido conselho e Delegado Municipal do Sindicato Não Profissional, para o Município da Quilenda até 2 de Maio de 1981, época em que passou a funcionar a tempo integral no secretariado Provincial do Sindicato, desempenhando as funções de Secretario do Departamento para Organização Sindical Estatística Administração e Finanças até 1989.

Durante a sua permanência nesta organização de massa como militante do MPLA, foi Membro da Comissão de Agitação e Propaganda da Célula do Secretariado Municipal da UNTA no Amboim.

Há 4 de Abril de 1990, foi colocado no Sector Municipal das Águas no Município do Amboim, como Escriturário Dactilografo de 1ª Classe.

Aos 12 de Agosto de 1992 é proposto pela estrutura do Governo do Município do Amboim, para exercer as funções de Chefe de Secção e reconvertido sob o Cif nº 1167348-06, agente nº 18045434, na Carreira Profissional de Técnico Medio de 3ª Classe, foi Coordenador da Célula do MPLA das Secções de Água, Habitação e DEFA no Município do Ambom.

Dia 20 de Novembro do ano 2000, foi nomeado por Despacho nº 201/GAB.GOV.KS/2000, para em Comissão Ordinária de Serviço exercer as funções de Administrador Comunal Adjunto do Assango, funções desempenhadas até ao ano de 2011.

Aos 19 de Setembro de 2011, por Despacho nº 2.602/GAB.GOV.KS/2011, foi nomeado em Comissão Ordinária de Serviço para exercer as funções de Administrador Comunal do Assango, no Município do Amboim.

  Durante o exercício das mesmas funções participou em várias formações como: Atendimento ao Publico, realizado pelo MAPESS, Estatística e Fiscalização, ministrado pelos formadores do Governo da Província do Cuanza-Sul, Procedimentos Administrativos, Transgressões Administrativas, ministrados pelo Dr. Neto Figueiredo, formador do Ministério da Administração do Território. Em Outubro do ano de 2016, participou do curso de Formação dos Administradores Comunais, realizado na cidade do Sumbe, ministrado pelos formadores do IFAL.

De 15 de Julho à 17 de Agosto/2013, frequentou o curso sobre Administração Local do Estado, Legislação e Funcionamento, ministrado pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), na cidade capital da Província do Cuanza-Sul (Sumbe).

É militante do MPLA desde 1975, militando no CAP Nº 1, Assango-A, com o Cartão de Militante nº 003739 e Membro do Comité Comunal e Municipal do MPLA no Município do Amboim.

É Membro do CDA do Comité Comunal do Assango, foi Delegado a 3ª Conferencia Extraordinária Municipal e Provincial do MPLA em Outubro do ano de 2008.

Em Novembro de 2013, participou na Conferência Provincial do MPLA, realizado na cidade do Sumbe.

Em 2011, participou na 11ª Conferência Municipal do MPLA no Município do Amboim, onde foi reconduzido a Membro do Comité.

Em maio de 2016, participou na 12ª conferência municipal do MPLA no município do amboim, onde foi reconduzido a membro do comité e da Comissão Executiva.

 Em Maio de mesmo ano, foi Delegado a 12ª Conferência Provincial do MPLA na província do cuanza-sul, realizado na cidade do Sumbe.

Aos 27 de Abril do ano 2017, por Despacho nº 164/GGPCS/2017, foi nomeado em Comissão Ordinária de Serviço, para exercer o cargo de Administrador Municipal Adjunto do Amboim, funções que desempenha até a presente data.

Licenciado em ciências de Educação no ISCED Cuanza Sul, curso de Pedagogia, aos 06 de Dezembro de 2018.